10946

Tarot


Vejamos o significado de algumas cartas do Tarô. A carta O Mundo, por exemplo, é muitas vezes interpretada como o domínio de todos os aspectos do mundo pelo indivíduo, ou a necessidade do indivíduo posicionar-se de forma mais ativa em relação a todos os aspectos mundanos que se sobressaem.

A carta O Sol significa grande iluminação, progresso, renovação por si próprio, grande inspiração intelectual.

O Louco pode ser interpretado como aquele que busca a felicidade de modo até irresponsável ou inconseqüente, mas o real valor desta carta está no significado de que o Louco é quem conhece a Verdade absoluta, e por isso desprende-se de todos os conceitos e valores mundanos, pois alcançou a plenitude espiritual. Ou seja, O Louco só é louco aos olhos das pessoas que ainda não evoluíram aos seu nível.

O Julgamento está relacionado a atribulações que a pessoa poderá sofrer em sua vida, sob pressões de uns e julgamentos de outros. Mas o seu significado maior é mesmo o de Juízo, quando as pessoas receberão o chamado para a transcendência durante o período de tribulação.

A verdadeira ordem das cartas do Tarô é: 19 – O Sol; 20 – O Mundo; 21 – O Julgamento; Carta sem número – O Louco.

Cada carta do Tarô é correspondente a um período de 100 anos da nova era Cristã, tal modo que a estória da humanidade estaria compreendida em vinte e dois centenários, na melhor das hipóteses.

A interpretação que podemos ter, então, é: Século XIX – O Sol: século de grandes invenções e de enorme desenvolvimento intelectual humano, tal como sugerem a idéia de iluminação e de renascimento por si próprio.

Século XX: O Mundo. Todas os aspectos do mundo pareciam neste século estar sob o domínio do homem e também agindo sobre o homem. Foi o século em que a humanidade mais evoluiu do ponto de vista tecnológico, e onde tudo ganhou proporções extremas: grande liberdade de expressão, grande desenvolvimento intelectual e científico, grandes progressos econômicos, grandes guerras e grandes transformações da sociedade. As forças do mundo pareciam estar realmente super-potencializadas neste século.

Século XXI: O Julgamento. Este é o século que corresponderia ao período de tribulação e expectativa. Momento de elevação espiritual para uns e de perdição para muitos. Grandes problemas para a humanidade são previstos pelo Tarô para este século.
A carta sem número representa o porvir após o Julgamento. O Louco pode significar o evento de uma Nova Era com valores renovados, um momento de grande elevação espiritual – uma sociedade completamente diferente da que estamos habituados.

O Apocalipse prevê que no período da Tribulação, a população da Terra será reduzida a apenas 35%, um número que pode ser surpreendentemente bom, dada as proporções do que pode acontecer e que, juntamente com as previsões Maias, dão alguma esperança à Humanidade, afinal, os Maias falam no fim da Civilização tal como se conhece, não falam na extinção da Humanidade nem no fim do mundo.

O Homem parece ser destinado a sobreviver por mais uma Era, um tempo em que, espera-se, possa rever muitos de seus conceitos e condutas de modo a poder recomeçar uma sociedade moldada em alicerces mais conscientes, seja no aspecto ambiental, econômico, social, ou espiritual. Confirmando-se o acontecimento das piores previsões, os sobreviventes desta geração terão a oportunidade de aproveitarem esta nova chance para a construção de um mundo mais justo e de uma humanidade melhor.